Muita Atenção na Compra do Imóvel

» Postado por em mai 25, 2018 em Blog | Comentários desativados

Ao comprar um imóvel a pessoa tem que ter atenção em todos os trâmites desse processo, começando com uma boa vistoria na localização do imóvel para ver se há nas proximidades itens do seu maior interesse, tais como: escolas, supermercados, farmácias, faculdades, etc. Também deverá analisar o estado de conservação do imóvel pretendido, se a rua tem problema de alagamento na época do  inverno, dentre outros. Depois checar toda documentação do imóvel, não somente as de praxe, mais outras que são tão importantes e, que, geralmente, as pessoas negligenciam.

Outros importantes documentos: a) verificar se o imóvel é tombado; b) se há processo de desapropriação; c) se há ação contra o condomínio (caso o imóvel seja condomínio); d) se há restrição quanto ao tipo de edificação que deseja erguer. Mesmo que na certidão do registro geral de imóveis conste que o imóvel não seja de Marinha, será importante requerer junto ao SPU uma certidão atualizada, pois há casos de imóveis que não eram de Marinha e passaram a ser.

Mesmo com a nova Lei da “Concentração na Matrícula”, além dos documentos acima citados, será necessário providenciar outras certidões para que não haja surpresas futuramente. São elas: certidão trabalhista, certidão de ações cíveis (tutela, curatela e interdição), certidão de protestos (Cartório de Protestos). Na realidade, não existe segurança absoluta na compra de um imóvel, porém, para que se torne minimamente seguro, é imprescindível providenciar todos esses documentos para que o comprador seja considerado de boa fé, e evite ter dores de cabeça posteriormente. Em Recife, Olinda, Paulista, ou seja, na Região Metropolitana do Recife, o despachante imobiliário é um profissional que poderá ajudar muito no processo de legalização da compra e venda do imóvel, pois além de ser uma profissão regulamentada, a experiência conta muito.

Dúvidas e assessoria, entrar em contato com Isaac Pereira.