Como comprar uma casa de forma segura!

Despachante de imóveis

A grande maioria das pessoas deseja comprar um imóvel para poder residir, não é verdade? Muitos preferem comprar apartamento, outros casa, e ainda outros um terreno para construir. Vamos falar um pouco sobre breves procedimentos na compra de uma casa pronta, imóvel usado e não pertencente a condomínio, cujo vendedor seja pessoa física (pessoa natural de acordo com o CCB). Caso imóvel seja em condomínio, existem outros documentos não citados abaixo, no texto que fala sobre documentação.

LOCALIZAÇÃO NA MACRO E MICRORREGIÃO

A localização do imóvel é um dos fatores mais importantes, pois será determinante em relação ao valor comercial do bem, e, consequentemente, do investimento aplicado.

Será bom fazer um levantamento da região onde deseja comprar o imóvel, ver a infraestrutura do município, bairro e o entorno do bem a ser adquirido. Muitas vezes o município é bem estruturado, entretanto, no entorno do imóvel não existe uma infraestrutura satisfatória, tais como: próximo a padarias, farmácias, supermercados, saneamento básico, dentre outros. Pode, por exemplo, existir pontos de alagamentos numa determinada rua, e, em outros trechos da mesma rua, não!

Alguns outros fatores que tendem desvalorizar um imóvel residencial, por exemplo, imóvel bem próximo a cemitérios, bares com música ao vivo, casa de eventos…

VALOR DE MERCADO

Muito importante fazer uma avaliação imobiliária para saber se o imóvel está com valor de mercado adequado, ou acima dele, e para isso será aconselhável ser assessorado por um corretor de imóveis capacitado, especialista em avaliações imobiliárias, pois existem inúmeros fatores a serem levados em conta numa avaliação mercadológica. Numa avaliação mercadológica pelo método comparativo, sempre levar em consideração imóveis mais semelhantes possíveis ao que deseja comprar.

Outro quesito importante é ter conhecimento sobre o estado de conservação do imóvel. Caso precise de reforma, analisar os procedimentos e fazer um levantamento dos custos com material e mão de obra.

DOCUMENTAÇÃO

Para ter uma certa garantia do negócio imobiliário a ser concretizado, é muito importante providenciar alguns documentos em relação ao imóvel e seus vendedores, sendo que, alguns deles, de suma importância para fazer a lavratura da escritura pública definitiva de compra e venda do imóvel. De forma simplificada, são eles:

Cadastro imobiliário

Certidão de matrícula do imóvel

Certidão negativa de débitos de IPTU

Certidão negativa de ITBI

Certidão negativa de ICD

Certidão de terreno de marinha

Certidão de Inteiro Teor de Imóvel (imóvel de marinha)

Certidão negativa de débitos patrimoniais (imóvel de marinha)

Certidão de situação de aforamento (imóvel de marinha)

Certidão de autorização de transferência (imóvel de marinha)

Certidão de disponibilidade de bens

Certidão negativa de tributos federais

Certidão de ações e execuções

Certidão de ações e execuções

Certidão negativa de execução trabalhista

Certidão negativa da taxa do Bombeiro

ASSESSORIA DOCUMENTAL

É de fundamental importância a contratação de uma assessoria na documentação de todo o processo na compra e venda de imóveis, isso faz toda diferença. Geralmente as pessoas que vão adquirir um imóvel não têm um direcionamento dos passos a serem realizados. Lembre-se: a documentação do imóvel tem enorme relevância numa transação imobiliária. Existem profissionais especialistas nessa área: despachante imobiliário, advogado especialista em direito imobiliário, ou um corretor de imóveis competente.

A nossa Região Metropolitana do Recife, Pernambuco, é composta por 14 munícipios:
Recife, Olinda, Araçoiaba, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma, Ilha de Itamaracá, Paulista, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata, Moreno, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca. Em toda essa região existem vários despachantes de imóveis competentes para poder prestar serviços com qualidade; contrate um profissional de sua confiança, ou peça a indicação a amigos e/ou parentes.

OUTROS CUIDADOS!

Muitas casas são construídas sem aprovação de projetos arquitetônicos, sem habite-se e/ou sem averbação no cartório de registro imobiliário. Caso for comprar através de financiamento bancário, isso será um óbice para transação. Há muitos casos de imóveis antigos, onde não aparece na certidão de inteiro teor as confrontações, área construída e descrição dos cômodos. Mesmo no caso da compra do bem ser com recursos próprios, ou seja, sem utilizar financiamento bancário e/ou FGTS, haverá exigências por parte do cartório de registro no ato do registro da escritura pública.

CONCLUSÃO

O imóvel é um dos bens mais preciosos que existe!

Falando mais precisamente em imóvel residencial, vamos ver alguns detalhes que muitas vezes passam despercebidos, são eles:

  1. ter seu imóvel e poder sentir um bem-estar, isso não tem dinheiro que pague;
  2. poder fazer reformas, benfeitorias e adaptar seu imóvel da forma desejada, coisa que em um imóvel alugado geralmente não poderá fazer;
  3. saber que esse bem tem influência direta na sua situação econômica, isso porque é um ativo, um patrimônio;
  4.  saber que você, esposa(o) e filhos(as), ou seja, a família possui uma residência para morar, isso traz uma certa segurança familiar;
  5. não morar na casa de sogra, sogro ou algum familiar, coisa que não propõe liberdade e/ou privacidade.

Esses e outros fatos mostram quanto é importante ter seu imóvel próprio, concorda?

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
INÍCIO
Open chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?