Compra de imóveis nas cooperativas habitacionais

Muita gente, para poder economizar, escolhe comprar um imóvel através de cooperativa habitacional. Quais cuidados tomar?
Primeiro vamos saber o que é cooperativa habitacional. A cooperativa habitacional é uma união de pessoas que têm o objetivo de construir -sem visar lucro- um empreendimento imobiliário. Nesse caso as pessoas (cooperados) contribuem mensalmente para arcar com os custos devidos na construção, e a cooperativa faz o papel de administrador da obra.

Levando em consideração que a cooperativa não visa lucro, então o imóvel fica mais barato em comparação com aquisições tradicionais, ou seja, comprar na incorporação imobiliária. Outra vantagem é a compra dos materiais de construção mais em conta.

Vimos a parte vantajosa do negócio, agora veremos os cuidados a serem tomados numa aquisição através das cooperativas habitacionais, alguns são:

  1. Pesquisar se existe registro do CNPJ na Receita Federal, checar se existe estatuto e ata registrados na Junta Comercial.
  2. Verificar se há registro da cooperativa na Organização das Cooperativas do Brasil, é só acessar o site da organização e buscar pelo CNPJ.
  3. Pesquisar se a cooperativa já fez outros empreendimentos imobiliários, consultar pessoas que já compraram, isso para ver o grau de credibilidade.
  4. Ver se a cooperativa tem dívidas, busque as certidões necessárias para apurar a idoneidade da cooperativa.
  5. Verificar quem está à frente do gerenciamento da cooperativa, fazer pesquisa sobre quem são os fundadores, administradores e diretoria.
  6. Verificar no regimento interno e no contrato se não há cláusulas abusivas ou falta de informações suficientes, como, por exemplo, o prazo de entrega do empreendimento.
  7. Verificar a documentação do terreno onde será construído o prédio, isso é muito importante também.

OUTROS CUIDADOS

Depois de ter tido os cuidados acima citados, não é só adquirir o imóvel e pensar que tudo vai bem, existem também outros cuidados:

  • Ver o cronograma físico e financeiro da obra e acompanhar todo trabalho oferecido pela cooperativa habitacional.
  • Sempre que puder, faça visita pessoal no empreendimento.

Imóvel não é um bem barato! Todos os cuidados devem ser tomados. A parte documental do imóvel é muito importante. Acesse  AQUI, teremos o maior prazer em atendê-lo(a).

Já prestamos assessoria imobiliária na compra de imóveis em cooperativas a alguns clientes nossos em Olinda, Recife e região metropolitana e, no final, ficaram satisfeitos com o trabalho, pois o despachante imobiliário tem grande relevância em todo processo.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
INÍCIO
Open chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?