Compra de imóveis nas cooperativas habitacionais

Muita gente, para poder economizar, escolhe comprar um imóvel através de cooperativa habitacional. Quais cuidados tomar?
Primeiro vamos saber o que é cooperativa habitacional. A cooperativa habitacional é uma união de pessoas que têm o objetivo de construir -sem visar lucro- um empreendimento imobiliário. Nesse caso as pessoas (cooperados) contribuem mensalmente para arcar com os custos devidos na construção, e a cooperativa faz o papel de administrador da obra.

Levando em consideração que a cooperativa não visa lucro, então o imóvel fica mais barato em comparação com aquisições tradicionais, ou seja, comprar na incorporação imobiliária. Outra vantagem é a compra dos materiais de construção mais em conta.

Vimos a parte vantajosa do negócio, agora veremos os cuidados a serem tomados numa aquisição através das cooperativas habitacionais, alguns são:

  1. Pesquisar se existe registro do CNPJ na Receita Federal, checar se existe estatuto e ata registrados na Junta Comercial.
  2. Verificar se há registro da cooperativa na Organização das Cooperativas do Brasil, é só acessar o site da organização e buscar pelo CNPJ.
  3. Pesquisar se a cooperativa já fez outros empreendimentos imobiliários, consultar pessoas que já compraram, isso para ver o grau de credibilidade.
  4. Ver se a cooperativa tem dívidas, busque as certidões necessárias para apurar a idoneidade da cooperativa.
  5. Verificar quem está à frente do gerenciamento da cooperativa, fazer pesquisa sobre quem são os fundadores, administradores e diretoria.
  6. Verificar no regimento interno e no contrato se não há cláusulas abusivas ou falta de informações suficientes, como, por exemplo, o prazo de entrega do empreendimento.
  7. Verificar a documentação do terreno onde será construído o prédio, isso é muito importante também.

OUTROS CUIDADOS

Depois de ter tido os cuidados acima citados, não é só adquirir o imóvel e pensar que tudo vai bem, existem também outros cuidados:

  • Ver o cronograma físico e financeiro da obra e acompanhar todo trabalho oferecido pela cooperativa habitacional.
  • Sempre que puder, faça visita pessoal no empreendimento.

Imóvel não é um bem barato! Todos os cuidados devem ser tomados. A parte documental do imóvel é muito importante. Acesse  AQUI, teremos o maior prazer em atendê-lo(a).

Já prestamos assessoria imobiliária na compra de imóveis em cooperativas a alguns clientes nossos em Olinda, Recife e região metropolitana e, no final, ficaram satisfeitos com o trabalho, pois o despachante imobiliário tem grande relevância em todo processo.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
INÍCIO
Open chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?