Dicas – Como comprar um terreno

O mercado imobiliário é vasto, existem inúmeras ofertas em vários seguimentos, por isso muita gente fica confusa quando pensa em adquirir um imóvel, seja residencial ou comercial.

Existem imóveis para todos os gostos e desejos do propenso adquirente. Uns desejam apartamento, outros casas isoladas ou em condomínio, outros querem imóvel comercial, e assim por diante…

Existem pessoas, por exemplo, que desejam construir seu imóvel para residir e/ou trabalhar, preferem escolher um projeto arquitetônico dos seus sonhos, então, mesmo sabendo o trabalho que irão enfrentar, sabem que valerá a pena o esforço.

Diante dessa situação, vamos passar algumas dicas para quem deseja comprar um terreno e depois construir.

Passos para comprar seu terreno/lote:

LOCALIZAÇÃO

Esse fator é importantíssimo numa avaliação imobiliária. Caso deseje comprar um terreno para construir e/ou como investimento, então analise bem o local, sua infraestrutura, vizinhança, acesso ao imóvel, se próximo ou não de locais movimentados ou com barulho: cemitério, bares, casa de shows, dentre outros.

TOPOGRAFIA

O terreno pode ter um declive, aclive ou ser plano. Caso o terreno não seja plano, geralmente o preço de venda é menor, porém haverão custos na hora de fazer o projeto arquitetônico e execução, tais como: drenagem, contenção e muitas vezes cortes de terra e/ou aterro.

POSIÇÃO SOLAR

A posição solar do imóvel também é importante, já que o mais aconselhável é deixar os quartos voltados para o nascente.

ZONEAMENTO

Muita gente não observa esse detalhe, mas ele tem sua importância. Imagine você comprar um terreno, faz o projeto da construção e, quando vai pensar em executar, descobre que não é permitido tal construção nesse imóvel, e agora?

Cada município tem sua legislação. Não é porque você comprou e pensa ter o direito de construir de qualquer forma. Também tenha cuidado para não comprar um terreno com tamanho pequeno, pois poderá haver exigência com recuos laterais e você não conseguirá executar uma determinada área desejada a ser construída. Antes de comprar, verifique a legislação municipal em relação do uso e ocupação do solo.

DOCUMENTAÇÃO

Um fator muito importante, ou melhor, o que consideramos mais importante numa hierarquia de relevância em questão de segurança, é a questão da documentação do imóvel, pois se os demais fatores forem atendidos e a documentação não estiver em ordem, então poderá ter grandes problemas e, quem sabe, perder tudo ou parte do que foi “adquirido”. Existem terrenos em loteamentos irregulares, regulares, e aqueles em que não se consegue a usucapião – caso de imóvel pertencente ao Estado, União ou município.

São detalhes que fazem toda a diferença, concorda? Na hora de comprar seu imóvel, é indispensável a assessoria de um profissional da área imobiliária. Existe um ditado popular que diz o seguinte: “O barato que sai caro”. Muitas pessoas referem comprar por conta própria no intuito de economizar, mas, no final, essa suposta economia poderá ficar bem cara.

VALOR DE VENDA

Na maioria das vezes um valor de compra atrativo faz a diferença, sim, concordo, porém pode não ser tão vantajoso. Muita gente só pensa nesse item sem levar em consideração as outras questões acima comentadas. Imagine você comprar um terreno barato e depois descobrir que na época do inverno a frente fica toda alagada, podendo entrar água na casa construída, por exemplo.

Uma boa dica é conversar com seu corretor de imóveis e solicitar opções com as mesmas características desejadas e, depois, checar os valores e ver qual o mais em conta, ou fazer uma proposta de compra atrativa.

ANALISAR VALORIZAÇÃO

Como citado acima, analise o fator valorização do imóvel a curto, médio e longo prazo. Veja se há projetos de infraestrutura em andamento, se há perspectiva futura de novos empreendimentos na região que venham agregar valor ao imóvel.

Diante do exposto acima, após uma breve reflexão, saberá que a compra de um terreno/lote não é tão simples como muitos imaginam. Será muito importante ter uma assessoria de um profissional qualificado para obter o sucesso desejado.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
INÍCIO
Open chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?